segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Indochina



Localizada no sudeste da Ásia, essa região se tornou colônia da França no século XIX e recebeu o nome “Indochina” por localizar-se a leste da Índia e a sul da China – as duas maiores culturas asiáticas da época. A proximidade de chineses e indianos influenciou a vida e os costumes dos reinos que governavam a Indochina antes da chegada dos europeus à região.

A vinda dos europeus para a região iniciou-se no século XVI, e continuou por cerca de 300 anos até a o domínio francês no território, que aconteceu gradualmente e foi motivado pela busca por matérias-primas como, por exemplo, a borracha.



O domínio francês durou até meados do século XX, com a região se tornando palco de acontecimentos polêmicos. Durante a Segunda Guerra Mundial, após vencer a enfraquecida França, os japoneses avançaram sobre a região, passando a administração de parte do território da Indochina para a Tailândia. Como resposta, o governo dos EUA congelaram todos os bens japoneses em seu território, o que gerou uma retaliação meses depois: o bombardeio japonês à base de Pearl Harbor, que iniciou a guerra entre os dois países.

Após o rendimento japonês ao fim da Segunda Guerra, a estrutura colonial da região desmorona: embora o Laos e o Camboja tenham sido reocupados pelos franceses, no Vietnã o líder comunista Ho Chi Minh anuncia a República Democrática do Vietnã, que não é aceita pela França e gera a Primeira Guerra da Indochina, vencida pelos vietnamitas em 1954 e marco da divisão do Vietnã em dois países. Aproveitando-se do momento, Laos e Camboja também se livram do domínio francês.



Em 1955, os Estados Unidos entram em confronto com o Vietnã do Norte na tentativa de conter o avanço do comunismo na Ásia. Esse conflito, conhecido como Guerra do Vietnã, acabou no ano de 1975 com a derrota das tropas americanas para os vietnamitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário